Páginas

18 de novembro de 2010

Aprenda como se faz - parte 1/2

A vida de um pai/mãe de família é realmente ingrata - trabalham pra caramba pra garantir uma boa educação aos filhos - se esmeram em dar bom estudo, boa faculdade para que o pestinha ( "a", no caso ) tenha boas oportunidades até que um dia a pestinha em questão resolve que o seu verdadeiro talento é fazer grafiato, textura e etc - , porque não descobriu isso antes ? Curso de Grafiato é de grátis fora os videozinhos no Youtube que ensinam passo a passo ( e o programa da Claudete Troiano também - eu não escrevi isso ) Ainda bem que o meu pai não lê este blog!

O que rolou é que nesse tempo de férias do Coisas eu resolvi mudar algumas coisas aqui em casa e Dna Neusa deu a idéia de fazermos uma parede de grafiato na sala e lá fomos nós atrás de pessoas para realizar o trabalho e, animados com o preço, já que na teoria o preço do m2 aplicado está em torno de 10 reau - tudo enganação minha gente - 10 reau o metro sai para serviços com no mínimo 50 metros colocados - e nós temos uma parede de 4,00 x 2,80. Num ato muito corajoso resolvemos nós mesmos comprar uma barrica de grafiato e tentar fazer, já que parece ser relativamente simples, tirando o trabalho, óveo, e além disso íamos pintar a sala também, então seria um finde de pintura, textura e breja.

Não vou mentir pra vocês, foi bem cansativo, ficou bom ( para uma primeira vez ) mas o que compensou no final foi que nós fizemos e convenhamos, pelo menos pra mim é muito bom depois que acaba ficar curtindo o resultado final. Sendo assim, vou ensinar à vocês, Queridos Leitores como fazer grafiato em espaços pequenos, onde não vale a pena chamar alguém pra realizar o serviço, mas já vou avisando - eu não sou grafiateira, eu apenas me meto a fazer as coisas, assim como eu me meti a fazer os templates do Coisas ( que eram muito feios no começo ):

- 1 barrica de 25 kg de massa para grafiato da cor que você escolher ( a menorzinha ) - ah, só pra explicar - grafiato é aquela textura com aparecia riscada que geralmente é feita na posição vertical ( tem a fotinho no fim do post ).

- 1 espátula de pedreiro ( para aplicar a massa )

- 1 desempenadeira grande própria para grafiato ( eu achei mais fácil pra fazer com a grande, tem uma pequena mas dá mais trabalho )

- Fita crepe

- qualquer tipo de plástico para forrar o chão pois suja muito.

- um homem - caaalma, não fui contraditória - eu disse que nós MANDAMOS neles e não que não precisamos deles, principalmente para trabalhos braçais.

A Primeira coisa é preparar a parede - passe um pano para tirar o pó, trate qualquer umidade que tenha e depois aplique a fita crepe nas juntas com as outras paredes, portas, janelas que onde você vai aplicar a textura e forre o chão ao redor da parede ( gente é importante, faz muita sujeira e depois a massa gruda e pra tirar é horrível ) . Após, passe uma demão de seladora com o rolo de lã ( parece uma tinta, só que mais rala e da cor do grafiato ) sem muito capricho, só para deixar a parede da mesma cor da textura e deixe secar. Agora começa a brincadeira -como não somos experts, o mais fácil é pegar uma área pequena de 1 metro quadrado por vez, pois a massa seca muito rápido - peça para o "homi" passar a massa na parede e deixar liso - depois, você, artista nata, pegue a desempenadeira, certifique-se de que a mesma está reta ( é bom sempre começar por um dos cantos ) e faça um movimento forte de cima para baixo e repita de baixo para cima e pronto - você vai ver a sua parede começar a ficar riscadinha e fofinha - depois recolha a sobra que caiu no plástico e coloque de volta na barrica pois as vezes essas pequenas sobras garantem que você termine a parede sem precisar de outra barrica ( já que uma de 25 kg da para 8 metros quadrados em média ). Dica importante gente - não fique passando a desempenadeira muitas vezes para ficar bem riscado - eu fiz isso e acabei tirando a seladora e os furinhos ficaram da cor da parede antiga e tivemos que passar uma mão de tinta sobre a textura depois - deixem a seladora secar bem mesmo e não se empolguem na hora de riscar. Logo após terminar a parede inteira ( não pode esperar secar senão tira lasca do grafiato ), tire com cuidado a fita crepe e pronto - pode curtir a sua parede nova!


- Esta é a foto da parte que ficou mais legal ... hahahahahahahaha - admito que ficaram uns gatos daqueles que ninguém REPARA ( anta - já começou os gatos nos posts ) , mas nós sabemos que estão lá, mas gente, vale a pena, eu recomendo - como economia, como terapia e como prazer de ver feito! Quem quiser pode passar gel ( eu não sei o nome, mas é próprio pra textura ) mas eu prefiro o efeito rústico como ficou - depois das férias de janeiro eu pensando em fazer mais algumas artes em algumas paredes aqui de casa e se tudo der certo eu posto aqui pra vocês!



Beijos!

Sah

Um comentário:

Rê_Ayla disse...

não cansei de esperar o template novo: cansei do meu antigo...rs...

q bom q voltaram! Em caso de ressureição do coisas, o link de vcs tá lá novamente.