Páginas

5 de outubro de 2009

Ig Nobel 2009

Olhando os sites no fim de semana, descobri um tipo de prêmio Nobel um pouco diferente, o Ig Nobel.

Este ano ele teve sua 19ª edição e talvez vc, assim como eu, esteja se perguntando "mas que raio de prêmio é este??" bem, é muito simples, o Ig Nobel  busca reconhecer as pesquisas mais bizarras e improváveis de todo o mundo, e os vencedores recebem o prêmio das mãos de ganhadores do prêmio Nobel – o irmão mais velho e mais sério do Ig Nobel.

Achei super divertida esta idéia de premiar as coisas mais absurdas e improváveis do mundo, e eis aqui os ganhadores ...


Medicina veterinária - Catherine Douglas e Peter Rowlinson, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, foram os ganhadores com a pesquisa que provou que vacas produzem mais leite quando elas têm nomes. Catherine Douglas dedicou o prêmio a Purslane, Wendy and Tina – “as vacas mais gentis que já conheci”, disse a pesquisadora em seu discurso.

Paz - Stephan Bolliger, Steffen Ross, Lars Oesterhelweg, Michael Thali e Beat Kneubuehl, da Universidade de Bern, na Suíça. Os pesquisadores determinaram se é melhor levar uma pancada na cabeça com uma garrafa de cerveja cheia ou vazia.

Biologia - Fumiaki Taguchi, Song Guofu e Zhang Guanglei, da Universidade de Medicina de Kitasato, no Japão. Os cientistas provaram que a massa de restos orgânicos pode ser reduzida em até 90% com a utilização de bactérias extraídas das fezes de pandas gigantes.

Medicina - Donald Unger, pesquisador independente, que investigou a possível causa da artrite nos dedos. De acordo com Unger, ele estralava os dedos de sua mão esquerda diariamente durante 60 anos – mas não os da mão direita.

Economia - Diretores, executivos e auditores de quatro bancos islandeses, que mostraram que pequenos bancos podem se tornar enormes bancos, e vice-versa.

Física - Katherine Whitcome, da Universidade de Cincinnati, Daniel Lieberman, da Universidade de Harvard, e Liza Shapiro, da Universidade do Texas, todas nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram os motivos pelos quais mulheres grávidas não caem devido ao peso da barriga.

Química - Javier Morales, Miguel Apatiga e Victor Castano, da Universidade Nacional Autônoma do México, que criaram diamantes a partir de tequila.

Literatura - O prêmio foi para a polícia irlandesa, que escreveu e entregou mais de 50 multas ao motorista com mais infrações de trânsito do país, o polonês Prawo Jazdy.

Saúde pública - Elena Bodnar, Raphael Lee e Sandra Marijan, de Chicago, nos Estados Unidos. O trio inventou o curioso sutiã que rapidamente se transforma em um par de máscaras de gás – um para a usuária do sutiã e outro para algum outro cidadão necessitado. Elena Bodnar presenteou os ganhadores do Nobel com a sua criação.

Matemática - Gideon Gono, presidente do Banco Central do Zimbábue, que imprimiu nas notas as cifras que vão de um centavo a uma centena de trilhões de dólares, tudo para “facilitar” a compreensão a população com a complicada situação financeira do país.

Uma loucura não?? Não vamos deixar de acompanhar os próximos anos, afinal, tudo que é engraçado e nos faz rir, não podemos deixar de acompanhar!!

Beijos!!


Um comentário:

MeL disse...

Eu tombém acho! Gostei do premio de biologia, interessante de verdade!