Páginas

14 de abril de 2009

Pelo direito de FUMAR EM PAZ!


Eu pensei muito antes de escrever sobre isso aqui no blog pois sei que este assunto é muito polêmico, mas diante dos fatos acho que devo dizer o que eu penso.

Há uma semana mais ou menos, foi aprovada a tal da lei que proíbe o fumo em lugares fechados. Devo dizer que concordo em parte com tal medida, pois sei que nós fumantes somos muitas vezes meio inconvenientes ao acender o nosso cigarrinho. Não é legal fumar no escritório, na casa de pessoas que não fumam e muito menos perto de crianças, tanto pela saúde das pessoas como por respeito aos que não fumam, mas daí a proibir o fumo de uma maneira geral eu acho exagero. E não me venham com essa de que isso é um incentivo para que paremos de fumar pois não é.

O que me deixa revoltada com tudo isso é a hipocrisia gerada em torno do fato nos telejornais e mesmo das pessoas que não fumam tentando justificar tal lei. O negócio é o seguinte: Você não quer que fumem perto de você, diga: Por favor, será que você poderia acender o seu cigarro longe de mim? Se você vai a um bar e tem uma mesa só de fumantes e você quer sentar-se bem ao lado, me desculpe, mas ou você é um ex-fumante e quer torrar o saco dos que fumam pois não consegue conter o seu próprio desejo de fumar e para isso quer que todos a sua volta parem de fumar também ou simplesmente você quer encher o saco. Ninguém fuma enganado. Todo fumante sabe que mais cedo ou mais tarde sua saúde vai estar no bico do corvo, mas, aonde entra o livre-arbítrio aí? Será que somos "escória" e temos que ser barrados dos lugares por conta do nosso ( péssimo ) hábito? Porque fumar antes de mais nada é um hábito. O que pesa mais quando queremos parar de fumar não é a dependência química, mas sim a psicológica, pois associamos a maioria das atividades do nosso dia-a-dia ao cigarro: um cafezinho, cigarro, 5 minutos de descanso - outro cigarro, depois de um belo almoço - cigarro e por aí vai.

Não me venham com essa balela de que nós fumantes poluímos o ar que todos respiram. Se for assim, proíbam os ônibus, carros, motos e industrias em geral, ou respiramos um ar puro e livre de qualquer poluição?

Como que resolvemos isso? Simples: Área de fumantes e de não fumantes ou estabelecimentos que deixem claro ao seu público se é permitido ou não fumar e que isso seja respeitado, pois eu cansada de ver gente fumando onde não deve e gente na área de fumante que não fuma. Ora, se eu quero fumar vou aonde sei que não serei barrado e se não fumo, vou a um lugar aonde não serei incomodado, Simples e Óbvio!

Prontodissefaleitosatisfeita! Longe de mim fazer apologia a qualquer coisa, cada um sabe de si e aonde aperta o seu calo, mas que o direito de TODOS seja respeitado de forma igual, sem hipocrisia!

Beijos!

Sah

2 comentários:

MeL disse...

éééé, juro que não sei que graça vai ter a trash se não puder mais fumar lá dentro.... já pensou ter q sair pra fumar... ai vc ouve q tá começando uma musica que vc ama, ai joga o cigarro e corre pra pista... sendo q lá é um cubiculo fechado, sem nenhuma janela.... e todos os não fumantes pulam a noite inteira, e ninguem caiu duro até agora por causa disso.... tenho certeza que não estão sujando o pulmão mais do que quando vão ao centro da ciadade se matar nas banca de roupa barata no brais! EEEE... pra mim sah, é dependencia psicologica e fisica... pq acho q taco um filho meu ja parede se tentar parar de fumar...kkkkk ai q horror! Fora a SACANAGEM com o preço do cigarro... poxaaaaaaaaaaaaaaaaaa querem falir a gente agora tb!!! Que quer fumar tem o direito de fumar e ponto, não precisavam tirar impostos dos veículos e colocar no cigarro, mesmo pq os veículos tb poluem, e muito... ah.. que merda!

Sah disse...

Isso mesmo ... aumentou 30% o preço dos benditos! Eu nao quero comprar carro, quero fumar mesmo! hahahahahahahaha