Páginas

23 de agosto de 2009

Identificando um Paulistano!

Pólvos, recebemos este e-mail muito legal da Taty do Criando Forças a Cada Dia e resolvi postar para vocês pois o mesmo PROCEDE. Só vou colocar algumas observações ao lado das frases.

VOCÊ SABE QUE ALGUÉM É PAULISTANO QUANDO...

Na fala:
a) chama o semáforo de 'farol'; - é mais fácil
b) diz 'bolacha' em vez de biscoito; - biscoito é de Polvilho - o resto é tudo bolacha
c) diz 'cara' em vez de menino; - pode ser mano também
d) diz 'mina' em vez de menina; - ...
e) diz 'bexiga' em vez de balão; - simples: bexiga é de festa e balão é o que o povo solta e queima as casas.
f) diz 'sorvete', tanto para picolé como para sorvete de massa; - esse negócio de picolé e sorvete só pode ser frescura de Carioca - risos
g) acha que não tem sotaque nenhum; - e não temos mesmo
h) ri do sotaque de todo mundo (gaúcho, carioca, mineiro, nordestino,etc...); - mas são engraçados mesmo!
i) vê uma pessoa mal vestida e chama de 'baiano'; - eu não sou assim.
j) é extremamente possessivo, pois emprega a palavra 'MEU' em praticamente todas as frases. - a gente já nasce falando MEU, não tem explicação!

No clima:
a) fala sobre o tempo para puxar assunto; - Ou quando o assunto termina, ou pra mudar de assunto ...
b) enfrenta sol, chuva, frio, calor, tudo no mesmo dia e acha legal... outra coisa que não tem explicação
c) sai todo agasalhado de manhã, tira quase tudo a tarde e põe tudo de volta à noite; - sem explicação também
d) tem mania de levar o carro para polir no sábado ou no domingo. O carro fica brilhando, só que toda vez que vai sair com ele para passear... CHOVE. - por isso que alguns de nós já unimos o útil ao agradável - colocamos o carro na chuva pra lavar.

Na praia:
a) fala que vai para praia sem especificar qual; - é verdade
b) fica a temporada no Guarujá, Maresias ou Ubatuba, mesmo que chova mais do que faça sol; - geralmente vamos nas férias né ... e férias são férias - e andamos a pé na chuva ( sem guarda-chuva ) quando vamos a praia - e vamos ao shopping da Praia também.
c) chama Ubatuba de 'Ubachuva'; - e Caraguatatuba de "Caraguatachuva"
d) fala mal da Praia Grande, mas toda virada de ano fica sem dinheiro e acaba indo para lá. - eu nunca fui à P.G., mas não porque sou metida, por uma questão de costume mesmo.

Nas esquisitices:
a) faz fila para tudo (elevador, banheiro, ônibus, banco, mercado,casquinha do MC'DONALDS, etc.); - se não tem fila já achamos que o que está sendo vendido não tem qualidade. Em médicos, desconfiamos da competência do mesmo se conseguimos marcar a primeira consulta com facilidade.
b) repara nas pessoas como se fossem de outro planeta; - Eu não sou assim
c) cumprimenta os vizinhos apenas com 'oi' e 'tchau'; - os meus eu cumprimentaria com um soco se pudesse.
d) espera a semana inteira pelo final de semana e quando ele chega, acaba não fazendo 'nada'; - fazer nada as vezes é bom também.
e) convida: 'Passa lá em casa', mas nunca dá o endereço; - Passa lá em casa é uma forma de nos despedirmos também.
f) chama o povo do interior de São Paulo de 'caipira'. - é verdade. LUM mora a 40 km de SP e eu a chamo de caipira.

Principal: ri de si mesmo ao perceber que tudo acima é verdade e encaminha para todos os amigos - no caso, posta no seu blog!
Por hoje é só Pipous - Amanha leio e comento em todos os blogs - hoje vou ficar sem fazer nada um pouco ...

Beijos!

Sah

9 comentários:

Vê Guimarães disse...

f) diz 'sorvete', tanto para picolé como para sorvete de massa; - esse negócio de picolé e sorvete só pode ser frescura de Carioca - risos
g) acha que não tem sotaque nenhum; - e não temos mesmo
h) ri do sotaque de todo mundo (gaúcho, carioca, mineiro, nordestino,etc...); - mas são engraçados mesmo!

Agora vamos colocart as minhas observações sua BRUXA!

f) Sorvete é casquinha, picolé é de palito, olha no dicionário.
g) Eu AMO sotaque paulistano, mas já que vc acha que não tem, vou gravar e mandar o audio pra vc hehehehehe.
h)pode rir Panqueca, eu tb fico rindo de vcs. Ontem eu falei com a Taty via microfone e achei o máximo ouvir uma paulistana legítima falando, e ri tb hehehehehehe.

Beijos boneca, mas ei tinha que fazer observações.

PS:d) tem mania de levar o carro para polir no sábado ou no domingo. O carro fica brilhando, só que toda vez que vai sair com ele para passear... CHOVE. - por isso que alguns de nós já unimos o útil ao agradável - colocamos o carro na chuva pra lavar.

Aqui tem SOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!

Mais beijos amiga. Some não cara pálida!

Mari disse...

Hahaha é tudo verdade, mas eu nunca trocaria se paulistana por qualquer outra área do país!

Flávia Romanelli disse...

Muito bom, mas eu como paulista e não paulistana também me identifico com vários aspectos.

MeL disse...

muito bom, me identifiquei muito... hahah

Irmãs disse...

Aí Vê ... e se o sorvete for servido numa taça ou em um pote, chama como? hahahahahahahahahaha

Eu não tenho sotaque mesmo, é verdade! hahahahahaha

Beijos, Meninas!

Irmãs disse...

Ah, esqueci - Flavinha, não tem essa de paulistano e paulista - somos todos paulistas! risos

Beijos!

Sah

Tatinha disse...

kkkkk
nao sei oq é pior, paulista, paulistano ou caiçara igual eu..kkk

eu tb achei o max conversar com a vê..nao achei esquisito, pq aqui em Santos, o povo mistura sotaque paulista com carioca..(alias nao sei pq, pq nasci aq e nao falo assim).. eu falo MEU.. rsrs mas aqui é tudo pra TÚ.. nada de você. é TÚ pra todo lado..kkkk

Nosso brasil é mara.. é mta lingua pra todo lado!!

PS: mas a Vê é carioquissimaaaaaaaa.. um sotaque mara!! algumas girias q nao entendo, mas é mara!! kkkk

Flávia Romanelli disse...

É só vc incentivar a Clarinha que com certeza ela vai gostar de ir a lugares bacanas. Eu acostumei o Enrico desde pequeno e ele foi gostando.

Bjão

Rê_Ayla disse...

eita, eu sou paulista mas só me identifiquei com metade das coisas... deve ser pq mudei há bastante tempo né